Tipos de Inspeção
Inspeção
Inicial
A inspeção de segurança inicial em caldeiras deve ser feita em caldeiras novas, antes de serem colocadas em operação no local de instalação definitivo. É necessário realizar inspeção externa, inspeção interna e teste hidrostático para garantir a estanqueidade do equipamento.
Inspeção
Periódica
A inspeção periódica de segurança conforme a NR13 tem validade de 2 a 5 anos conforme o equipamento e deve ser feita em caldeiras classificadas como "A" ou "B" antes do vencimento do laudo de inspeção anterior. Sendo proibido operar o equipamento até que a inspeção seja realizada e o equipamento liberado.
Inspeção de Integridade Estrutural
A avaliação da integridade estrutural envolve a aplicação de técnicas e procedimentos para monitorar e avaliar o estado de danos na estrutura, afim de prever possíveis comportamentos futuros e determinar se é necessário acompanhar, recuperar, reforçar ou mesmo desativar as caldeiras.
Inspeção Extraordinária
Deve ser realizada sempre que a caldeira sofrer danos por acidente ou circunstâncias que afetem a segurança da operação do equipamento, quando a caldeira passar por alterações ou reparos que mudem as condições originais estabelecidas pelo fabricante e possam afetar a segurança do equipamento.